Noticias

Inicio>Noticias

Candidatura aprovada para construção da ciclovia e vias pedonais

 

Foi aprovada a candidatura relativa à construção da ciclovia e vias pedonais na zona poente da cidade, na ligação entre o centro de Águeda e equipamentos sociais e de saúde a Paredes, com um cofinanciamento FEDER de 485 911,92€ para um investimento de 581 940,00€.

Esta intervenção visa a intervenção no sistema de circulação urbana da cidade, abrangendo a Rua Dr. Eduardo Caldeira, a Rua Maria de Melo Corga, a Rua Fonte do Outeiro e a Rua Capitão José Maria Coutinho, na envolvente do Parque de Alta Vila, da Incubadora Cultural de Águeda, do Hospital Distrital e da Santa Casa da Misericórdia.

As soluções propostas visam facilitar a circulação pedonal e ciclável e contribuir para a descarbonização do território, conduzindo à melhoria das condições do espaço público e de circulação na cidade, ao aumento da segurança e do conforto das deslocações pedonais e cicláveis, através da criação de canais adequados a este tipo de circulação e da consolidação de uma rede urbana eficaz para este tipo de mobilidade, à promoção de uma cidade mais inclusiva, oferecendo à sua população com mobilidade condicionada uma forma autónoma de deslocação e à promoção de uma estratégia de baixo teor de carbono sustentada na mobilidade, tendo em vista a diminuição do impacto ambiental da mobilidade urbana na cidade de Águeda.

Para a concretização destes objetivos, serão executadas intervenções ao nível da requalificação dos passeios, da remoção de barreiras arquitetónicas, da inclusão de elementos facilitadores da deslocação de pessoas com mobilidade condicionada, da criação de passagens para peões e canais de circulação de bicicletas e da reorganização do estacionamento.


Este é um projeto enquadrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Águeda (PEDU) que tem o apoio do Programa Operacional Regional Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).